A Usina Hidrelétrica Salto Pilão opera de acordo com a legislação ambiental e possui a Licença de Operação nº 4055/2012, emitida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), emitida em 31 de maio de 2012.

O CESAP conduz sua atuação pelas melhores práticas ambientais e com a determinação de gerar energia com menor impacto ao meio ambiente.

A implementação dos programas que compõem o PBA do empreendimento vem ocorrendo através do estabelecimento de parcerias com a população e os órgãos públicos competentes. Essa prática vem fortalecendo cada um dos programas como um projeto coletivo, voltado ao desenvolvimento da região de influência do empreendimento.

Geração limpa de energia

O CESAP gera energia limpa, a partir de fonte renovável. Desde a concepção do projeto e na construção do empreendimento, adotou soluções diferenciadas e inovadoras, buscando sempre a menor interferência possível no ambiente natural.

Maior exemplo são os mais de 10 quilômetros de túneis em rocha para a condução da água a partir da captação na barragem. Os condutos forçados e Casa de força também são subterrâneos. Assim, esta grande obra de engenharia permitiu o aproveitamento hidráulico no desnível natural do relevo na região sem a necessidade de reservatório de acumulação com alagamento de áreas de terra.

Desta forma, a Usina Hidrelétrica Salto Pilão apresenta alto índice de energia gerada por área inundada: 1.279MW/k².