CESAP promove ações na Semana do Meio Ambiente

Preservar e cuidar do meio ambiente é algo a ser aprendido ainda na infância.Foi com este enfoque que o Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) realizou uma série de atividades de educação ambiental nos municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente (celebrado na terça-feira, dia 5 de Junho).
Publicado em: 07.06.2018

Com o apoio das Secretarias Municipais de Educação de Apiúna, Ibirama e Lontras e também da Floresta Nacional de Ibirama (Flona – ICMbio), cerca de 400 alunos da rede municipal, foram envolvidos com uma rica programação que contou com diferentes atividades de educação ambiental, tais como: caminhadas, oficina de reciclagem, distribuição de livros de fauna e plantio de árvores. 

A apresentação artística Rudi & Sissa (Blumenau) foi uma atração à parte na programação desenvolvida nos três municípios. Através de músicas, esquetes e muito humor, os artistas ensinaram dicas práticas aos pequenos sobre cuidados com o meio ambiente no dia-a-dia, como o uso consciente da água, destinação correta do lixo e respeito aos animais.

Nos três municípios, houve ainda o sorteio de livros com informações sobre a Fauna da UHE Salto Pilão – publicação oriunda de monitoramento ambiental realizado por quase 10 anos nas áreas da Usina.

Foi realizado a distribuição de mudas nativas e servido um delicioso lanche, com direito a pipoca e cachorro-quente, para toda a garotada.

Atividades na Floresta de Ibirama

Os alunos da rede Municipal de Ibirama tiveram as atividades realizadas na Flona, numa parceria entre o ICMbio e o CESAP, onde puderam conhecer, por meio de um documentário em vídeo, um pouco mais sobre o trabalho diário desenvolvido naquele espaço de preservação. Um dos destaques da programação, foi uma caminhada, onde o grande grupo participou de um passeio pela natureza, onde puderam conhecer de perto as árvores, plantas e animais nativos da reserva, ao longo de uma trilha interpretativa de cerca de 2km.

Em Lontras, os alunos da Escola Municipal Júlio Wolf participaram das apresentações e dicas de conscientização sobre coleta seletiva, destinação de resíduos e conservação de mananciais. Foram doadas mudas de árvores nativas para plantio nos arredores da escola e realizado o sorteio de livros.

No Município de Apiúna, a escola Wadislau Schmidt, localizada na comunidade de Vargem Grande, também recebeu as atividades com a apresentação artística de Rudi & Sissa, além de uma oficina de reciclagem.

Revitalização de espaço escolar

Através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lontras, o CESAP revitalizou o pátio do Centro Educacional Alto Subida. Foram plantadas árvores ornamentais e sombreiras, bem como plantio de grama a fim de proporcionar um local de integração e lazer para os estudantes da escola.




Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106